sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre 2

              O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre 


            Na brochura “O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre” aprendemos também que o nome divino foi extraído (Substituído por Senhor, Adonay) das Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) pelos religiosos judeus que tinham um temor infundado de usar o nome de Jeová em vão (Êxodo 20:7). Isto certamente é um equívoco, pois, se pronunciar o nome de Deus fosse errado, esse nome não constaria milhares de vezes na Bíblia, conforme escrita originalmente. Tais alterações foram perpetuadas pelas diversas traduções da cristandade, conforme veremos alguns exemplos a seguir.

            De forma semelhante, ao citar o nome divino nas Escrituras Gregas Cristãs (Novo Testamento), o nome de Deus deveria aparecer, mas isto não acontece. Em um estudo diligente, veremos que somente a Tradução do Novo Mundo (das testemunhas de Jeová) traz o nome do Criador (Jeová, em Português) em tais citações das Escrituras Hebraicas pelos escritores inspirados nas Escrituras Gregas Cristãs (Novo Testamento). Em outras traduções, é vertido "Senhor", em lugar de "Jeová". Vejamos comparativamente como ficaria, de forma hipotética, alguns versículos se vertessem o nome de Deus na Tradução João Ferreira de Almeida, versão Revista e Corrigida, no quadro abaixo:

Escrituras Hebraicas:
                                                                                                                                              
Tradução SEM O NOME (ARC)
Tradução COM O NOME (hipotética)
1) “Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massa” – Deuteronômio 6: 16.
1) “Não tentareis JEOVÁ, vosso Deus, como o tentastes em Massa” – Deuteronômio 6: 16.
2) “O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás” – Deuteronômio 6: 13.
2) “JEOVÁ, teu Deus, temerás e a ele servirás” – Deuteronômio 6: 13.
3) “Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” – Salmo 34: 8.
3) “Provai, e vede que JEOVÁ é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” – Salmo 34: 8.
4) “... para servirem ao SENHOR. Abateu a minha força no caminho; abreviou os meus dias. Dizia eu: Meu Deus, não me leves no meio dos meus dias, os teus anos são por todas as gerações. Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim” – Salmo 102:22-27.
4) “... para servirem a JEOVÁ. Abateu a minha força no caminho; abreviou os meus dias. Dizia eu: Meu Deus, não me leves no meio dos meus dias, os teus anos são por todas as gerações. Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim” – Salmo 102:22-27.
5) “Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo” – Zacarias 14: 5.
5) “Então virá JEOVÁ, meu Deus, e todos os santos contigo” – Zacarias 14: 5.

Escrituras Gregas Cristãs (Novo Testamento): Como Deveria Ser a Citação? Com ou sem o Nome de Deus?

Antigo Testamento SEM O NOME DE DEUS (ARC):
Novo Testamento SEM O NOME DE DEUS (ARC):
1) “Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massa” – Deuteronômio 6: 16.
1) “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor* teu Deus” – Mateus 4: 7.

*Aqui, deveria ser traduzido por JEOVÁ, mas é traduzido por “Senhor” teu Deus, na unanimidade das traduções da cristandade.

2) “O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás” – Deuteronômio 6: 13.
2) “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor* teu Deus adorarás, e só a ele servirás” – Mateus 4: 10

*Aqui, deveria ser traduzido por JEOVÁ, mas é traduzido por “Senhor” teu Deus, na unanimidade das traduções da cristandade.

3) “Provai, e vede que O SENHOR é bom” – Salmo 34: 8.
3) “Se é que já provastes que o SENHOR* é benigno” – I Pedro 2: 3.

*Aqui, deveria ser traduzido por JEOVÁ, mas é traduzido por “SENHOR”, na unanimidade das traduções da cristandade.

Obs.: A Tradução do Novo Mundo TAMBÉM traduz, neste versículo, para “Senhor”, pois ele se refere a Jesus. É uma EXCEÇÃO à regra de verter Jeová no Novo Testamento, na TNM.
4) “Desde a antiguidade (SENHOR) fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim” – Salmo 102:    24-27.
4) “E: Tu, Senhor*, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão” – Hebreus 1: 10-12.

*Aqui, deveria ser traduzido por JEOVÁ, mas é traduzido por “SENHOR”, na unanimidade das traduções da cristandade.

Obs.: A Tradução do Novo Mundo TAMBÉM traduz, neste versículo, para “Senhor”, pois o escritor de Hebreus está se referindo a Jesus. É uma EXCEÇÃO à regra de verter Jeová no Novo Testamento na TNM.
5) “Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo” – Zacarias 14: 5.
5) “na vinda de nosso SENHOR* Jesus Cristo com todos os seus santos” – 1 Tessalonicenses 3: 13.

* Obs.: Aqui, as traduções da cristandade também não traduzem JEOVÁ, e sim “SENHOR”. Na TNM verte "Senhor", é outra  EXCEÇÃO à regra de verter Jeová a uma citação das Escrituras Hebraicas, pelos escritores do Novo Testamento!!!


            Nos cinco exemplos acima, vemos como uma tradução, tirando o nome JEOVÁ, nome do Único Deus Verdadeiro, da Bíblia, diminui a glória de Jeová e de Jesus, Seu Único Filho.

            Devemos estudar a Bíblia e praticá-la para que se cumpra em nós o que disse Jesus: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" - João 14: 23.

            Conhecer a JEOVÁ e a JESUS, seu Filho, traz como fruto a Vida Eterna - João 17: 3!!! 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre

Significado do nome divino (*Trechos extraídos da brochura “O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre”), e o que significa “andar no nome de Jeová” (Miquéias 4: 5):

1) Significado do Nome Divino:      
*... como podem cumprir-se as palavras do salmista: “Os que conhecem o teu nome confiarão em ti, pois certamente não abandonarás os que te buscam, ó Jeová?” – Salmo 9:10.
            Mas, será que ‘conhecer o nome de Deus’ envolve meramente um conhecimento intelectual que o nome de Deus em hebraico é YHWH, ou Jeová, em português? Não, significa mais do que isso. Quando Moisés estava no monte Sinai, “Jeová passou a descer na nuvem e a pôr-se ali junto dele [de Moisés], e passou a declarar o nome de Jeová”. O que acarretava essa declaração do nome de Jeová? Uma descrição de suas qualidades: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade.” (Êxodo 34: 5, 6) De novo, pouco antes de sua morte, Moisés disse aos israelitas: “Declararei o nome de Jeová”. Que se seguiu? A menção de algumas de Suas grandes qualidades e, em seguida, um retrospecto do que Deus havia feito para com Israel pela causa de Seu nome. (Deuteronômio 32: 3-43) Por conseguinte, conhecer o nome de Deus significa aprender o que esse nome representa e adorar o Deus que tem este nome.
            Visto que Jeová tem associado seu nome às suas qualidades, seus propósitos e suas ações, podemos ver por que a Bíblia diz que o nome de Deus é santo. (Levítico 22:32) Ele é majestoso, grande, atemorizante e inalcançavelmente elevado. (Salmo 8: 1; 99: 3; 148: 13) Sim, o nome de Deus é mais que mero rótulo. (página 28).


            Portanto, o nome de Deus aponta para que tipo de pessoa seja Jeová, a sua natureza divina, pois o Seu nome representa o próprio Deus: Jeová é santo, longânime (“vagaroso em irar-se”), fiel, perdoador, justo e, enfim, Deus é amor (I João 4: 8) ...

2) O Que Significa, então, “andar no nome de Jeová” (Miquéias 4: 5)?
“*Todos os povos, da sua parte, andarão cada um no nome de seu deus; mas nós, da nossa parte, andaremos no nome de Jeová, nosso Deus, por tempo indefinido, para todo o sempre.” – Miquéias 4: 5.


            Conhecer o nome de Jeová significa, então, experimentar em nós a suas características. Por exemplo, o amor de Jeová: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” – (I João 4: 8); outro exemplo, a Sua santidade: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” – (I Pedro 1: 15); outro, ainda, o Ele ser perdoador: “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”  (Efésios 4: 32)

            De acordo com o texto acima, da brochura “O Nome Divino Que Durará Para Sempre”, o que significaria “andar no nome de Jeová”? Salvo melhor juízo, concluímos que isto está relacionado com o que o discípulo de Jesus, Pedro, escreveu em II Pedro 1: 4, “fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. Assim, na medida em que praticamos a Bíblia, “andamos no nome de Jeová”, ou seja, conhecemos a Jeová. 

JEOVÁ e o Seu Filho JESUS no Livro de Revelação (Apocalipse)

JEOVÁ 
O FILHO DE JEOVÁ
1) “diz Jeová, Rei de Israel, e seu Redentor, Jeová dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”. – Isaías 44: 6.
1) “E ao anjo da congregação que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu*”. – Revelação 2: 8.   
*"que foi morto, e reviveu"=Redentor
2) “Eu, Jeová, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”– Jeremias 17: 10.
2) “eu (Jesus*) sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” – Revelação 2: 23. * Jesus, cf. Sentinelas, 01.04.90, pág 30; e a de 15.12.96, pág 7.
3) “Louvai ao Senhor dos senhores (JEOVÁ); porque a sua benignidade dura para sempre” – Salmos 136: 3.
3) “o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis” – Revelação 17: 14.
4) “tu, JEOVÁ, és a minha lâmpada; e o Jeová ilumina as minhas trevas” – II Samuel 22: 29.
4) “a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada” – Revelação 21: 23.
5) “QUEM é este (o texto se refere   a Jeová), que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas ... Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor ... e não havia quem me ajudasse” – Isaías 63: 1,3 e 5.
5) “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus ... e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso” – Revelação 19: 13,15.
6) “Porque o teu Criador é o teu marido; Jeová dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra ... Tu (Jerusalém= "esposa" de Jeová), oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras. E farei os teus vitrais de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e todos os teus termos de pedras aprazíveis. E todos os teus filhos serão ensinados de Jeová” – Isaías 54: 5, 11-13.
6) “Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém ... E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. o segundo fundamento, safira; ... o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola – Revelação 21: 9-10, 18-21.
7) “Eis que o Jeová Deus virá com poder e seu braço dominará por ele eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face” – Isaías 40: 10.
7) “E, eis que cedo venho*, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” – Revelação 22: 12. *Ver o contexto: é Jesus quem fala.