sábado, 15 de janeiro de 2011

Seria JESUS apenas um BOM HOMEM?


           Quando batemos de porta a porta, levando a mensagem do Reino, às vezes ouvimos a objeção de que Jesus seria apenas um “bom homem”. Será que Jesus foi só um bom homem? Será que Jesus seria como qualquer outro fundador das religiões do mundo - um mero homem? Vejamos um texto da Bíblia sobre isto: “E certo governante interrogou-o, dizendo: “Bom Instrutor, por fazer o que hei de herdar a vida eterna?” Jesus disse-lhe: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom, a não ser um só, Deus.” (Lucas 18: 18-19) - TNM.


            Aqui, as opiniões se dividem entre os que se pretendem intérpretes da Bíblia. Alguns há que digam que Jesus estava afirmando que ele não era bom. Não é o caso das Testemunhas de Jeová. Numa de suas excelentes publicações, a Tradução do Novo Mundo, 1986, Com Comentários do Grego e Hebraico no rodapé (Bíblia Grande, Com Referências), num comentário a 1 Pedro 2:3, diz que se optou, na TNM, por traduzir o versículo vertendo “Senhor”, em vez de “Jeová”, pois 1 Pedro 2: 3 se refere a Jesus, embora alguns pensem que deveria ser traduzido por Jeová.

            O que diz 1 Pedro 2: 3? Diz: “Se é que já provastes que o Senhor é bom”. Isto mostra que a Bíblia própria diz que Jesus é bom. Então, não devemos entender que Jesus estivesse afirmando ser mau. Ele é bom. O versículo “Se é que já provastes que o Senhor é bom” é uma citação do escritor inspirado do Salmo 34: 8: “Provai e vede que o SENHOR é bom”, ARC. Logo, Pedro entendia que Jesus realmente era bom! Somente quem já experimentou sabe que Jesus é bom, e Pedro já havia provado da bondade de Jesus. Ele é o Filho de Deus, que veio a este mundo para salvar a Humanidade.

            Como entender, então, a passagem do moço que chamou Jesus de bom? Jesus respondeu-lhe que “Ninguém há bom, senão um, que é Deus”. Parece, entretanto, que há dois que são bons: Jesus: “Se é que já provastes que o Senhor é bom”. (1 Pedro 2: 3). Jeová: “Provai e vede que o SENHOR (Jeová) é bom”, ARC. Como já disse, no princípio deste estudo, as opiniões se dividem sobre o texto (Lucas 18: 18-19): os que acham que Jesus estava afirmando ao moço não ser bom erram, definitivamente, segundo a própria Bíblia. Uma coisa devemos ter em mente: a Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto, não é contraditória.

            Quais as explicações sobre o texto de Lucas 18: 18-19? Uma delas, da cristandade, é a seguinte:     “Para entender o texto bíblico, pense um pouco com esta história ilustrativa: Imagine um homem que é dono de uma grande empresa, mas está varrendo humildemente a calçada da sua empresa. Alguém, pensando que ele é apenas um varredor, diz - de forma irônica - que ele é muito rico. Ele, então, - percebendo a malícia - diz: “rico é o dono da empresa”. Ora, ele é o dono da empresa, logo, é rico! Ele não disse “eu não sou rico”,  também não disse “eu não sou o dono da empresa”. Ele simplesmente disse “rico é o dono da empresa”. A passagem é clara: o príncipe chamava-o de “bom mestre” hipocritamente, sem crer em Jesus. Jesus disse que somente Deus era bom e, não deu a ele a revelação de que o próprio Jesus é este Deus (às vezes, Deus não se revela para algumas pessoas devido a sua falta de sinceridade, pois têm uma fé fingida).”

            Esta explicação acima parece bem convincente, mas pode-se dar a entender, com ela, que Jesus seja Deus Pai (ensino errôneo propagado pelo unicismo no meio da cristandade), e isto simplesmente não condiz com a verdade da Bíblia. Jesus não é Deus Pai, ele é o Filho de Deus. Vejamos o que a Bíblia diz: "Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou." (João 8: 18). Se Jesus e o Pai fossem a mesma pessoa divina, como seriam duas testemunhas? Obviamente que, se fossem uma pessoa só, isto não seria possível! Outra passagem que mostra que Jesus não é Deus Pai está no livro de João “Ele estava no princípio com Deus”. Se alguém está com uma pessoa, não pode ser esta pessoa. Então, Jesus NÃO é Deus Pai!!!

            Outra explicação é dada pelos trinitaristas (que crêem na doutrina da trindade). Estes entendem que:      “o Pai, o Filho e o Espírito Santo, embora sejam três pessoas divinas, são apenas um Deus, pois têm a mesma natureza divina. Assim, Jesus disse “Ninguém há bom, senão um, que é Deus”, e Jesus NÃO disse ‘só o Pai é bom’ e nem ‘eu não sou bom’. Se o Filho e o Pai são UM DEUS APENAS, Jesus é bom, pois tem a mesma natureza divina do Pai, embora não seja a mesma pessoa do Pai, é o mesmo Deus que o Pai. Assim, Jesus também questionou a motivação do moço em chamá-lo bom (“Por que me chamas bom?”), ‘vendo-o como apenas um simples homem, sem crer que Jesus fosse o Filho de Deus’”.

            Esta explicação trinitarista, embora seja lógica, é complicada demais. A explicação dada pelas Testemunhas de Jeová é mais simples. O que Jesus estava dizendo é que ele ‘não seria apenas um bom homem’. Jesus é muito mais que um bom homem. Ele é o Messias prometido pelos profetas. Aos críticos que dizem que Jesus era apenas um bom homem, se lhes opõe, como objeção contundente, o fato de que Jesus cumpriu as profecias a seu respeito nas Escrituras e que morreu e ressuscitou no terceiro dia. Se Jesus fosse apenas um ‘bom homem’, faria tudo isto? É certo que não. Além disso, os seus onze amigos, que testemunharam sobre a sua vida e obras, morreram dando testemunho sobre Jesus. Morreriam por mentiras? Certamente, não!!!

            Por fim, fica ainda a pergunta: Jesus é bom ou não? A isto, respondemos que tanto o Filho, quanto o Pai, são bons. Vejamos outra vez: Jesus: “Se é que já provastes que o Senhor é bom”. (1 Pedro 2: 3). Jeová: “Provai, e vede que o Jeová é bom”. (Salmo 34: 8). Jesus é tão bom quanto Jeová, ele é o Filho de Deus, pois “nele mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina”. (Colossenses 2: 9). Na “plenitude da qualidade divina” se inclui, é claro, a bondade plena. Portanto Jesus é bom mesmo, como Jeová. Quando fala “corporalmente”, fala do fato da ressurreição de Jesus. Portanto, Jesus é o Messias e está vivo e não é apenas um bom homem! Quem tem dúvidas a respeito da bondade de Jesus nós convidaríamos a prová-la!!! 

Um comentário:

  1. Ótimo texto... Jesus é realmente o Filho de Deus, um com o Pai e com o Espírito Santo. Por isto, Deus ordena que os cristãos sejam batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19). Quando Jesus diz: "Eu e o Pai" somos um certamente está se referindo serem um só Deus, não uma só pessoa!

    ResponderExcluir