quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre

Significado do nome divino (*Trechos extraídos da brochura “O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre”), e o que significa “andar no nome de Jeová” (Miquéias 4: 5):

1) Significado do Nome Divino:      
*... como podem cumprir-se as palavras do salmista: “Os que conhecem o teu nome confiarão em ti, pois certamente não abandonarás os que te buscam, ó Jeová?” – Salmo 9:10.
            Mas, será que ‘conhecer o nome de Deus’ envolve meramente um conhecimento intelectual que o nome de Deus em hebraico é YHWH, ou Jeová, em português? Não, significa mais do que isso. Quando Moisés estava no monte Sinai, “Jeová passou a descer na nuvem e a pôr-se ali junto dele [de Moisés], e passou a declarar o nome de Jeová”. O que acarretava essa declaração do nome de Jeová? Uma descrição de suas qualidades: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade.” (Êxodo 34: 5, 6) De novo, pouco antes de sua morte, Moisés disse aos israelitas: “Declararei o nome de Jeová”. Que se seguiu? A menção de algumas de Suas grandes qualidades e, em seguida, um retrospecto do que Deus havia feito para com Israel pela causa de Seu nome. (Deuteronômio 32: 3-43) Por conseguinte, conhecer o nome de Deus significa aprender o que esse nome representa e adorar o Deus que tem este nome.
            Visto que Jeová tem associado seu nome às suas qualidades, seus propósitos e suas ações, podemos ver por que a Bíblia diz que o nome de Deus é santo. (Levítico 22:32) Ele é majestoso, grande, atemorizante e inalcançavelmente elevado. (Salmo 8: 1; 99: 3; 148: 13) Sim, o nome de Deus é mais que mero rótulo. (página 28).


            Portanto, o nome de Deus aponta para que tipo de pessoa seja Jeová, a sua natureza divina, pois o Seu nome representa o próprio Deus: Jeová é santo, longânime (“vagaroso em irar-se”), fiel, perdoador, justo e, enfim, Deus é amor (I João 4: 8) ...

2) O Que Significa, então, “andar no nome de Jeová” (Miquéias 4: 5)?
“*Todos os povos, da sua parte, andarão cada um no nome de seu deus; mas nós, da nossa parte, andaremos no nome de Jeová, nosso Deus, por tempo indefinido, para todo o sempre.” – Miquéias 4: 5.


            Conhecer o nome de Jeová significa, então, experimentar em nós a suas características. Por exemplo, o amor de Jeová: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” – (I João 4: 8); outro exemplo, a Sua santidade: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” – (I Pedro 1: 15); outro, ainda, o Ele ser perdoador: “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”  (Efésios 4: 32)

            De acordo com o texto acima, da brochura “O Nome Divino Que Durará Para Sempre”, o que significaria “andar no nome de Jeová”? Salvo melhor juízo, concluímos que isto está relacionado com o que o discípulo de Jesus, Pedro, escreveu em II Pedro 1: 4, “fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. Assim, na medida em que praticamos a Bíblia, “andamos no nome de Jeová”, ou seja, conhecemos a Jeová. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário