sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

JESUS não é DEUS PAI!

          Algumas doutrinas aparentemente têm base bíblica, no entanto, não condizem, em verdade, com a Bíblia. Um exemplo? o ensino unicista, que diz que Jesus e o Pai sejam a mesma pessoa divina. Outro: o triteísmo, que afirma que o Pai e o Filho e o Espírito Santo sejam três deuses distintos. Tais entendimentos se apóiam em muitos textos da Palavra de Deus, mas veremos que isto não significa que sejam verdadeiros. 


         Uma regra para se entender a Bíblia: deve ser interpretada de forma que se harmonizem todos os versículos entre si. Em relação a isto, para referirmos, desde já, um exemplo de que a tese de que Jesus seja Deus, o Pai, choca-se com o correto entendimento das Escrituras, apreciemos a seguinte passagem bíblica: "Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou." (João 8: 18). Se Jesus e o Pai fossem a mesma pessoa divina, como seriam duas testemunhas? Obviamente que, se fossem uma pessoa só, isto não seria possível! Então, Jesus NÃO é Deus Pai!!!


            Desde tempos antiguíssimos, o ensino de que Jesus seja Deus Pai (“unicismo”) foi semeado qual joio no meio da cristandade. De forma similar, o triteísmo. A Bíblia, entretanto, é clara em dizer que Jesus seja o Filho unigênito de Deus, em muitos textos. Por exemplo: "PRINCÍPIO do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus;" (Marcos 1: 1). Outro exemplo: "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."  (Mateus 16: 16). Mais ainda:  "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3: 16; ARC). 


          Se a Bíblia ensina que Jesus é o Filho de Deus, porque, então, o entendimento de que Jesus seja Deus, o Pai? Talvez seja porque os defensores de tal ensino se estribem em textos bíblicos, embora desconsiderando os demais versículos da Bíblia. Este entendimento se utiliza de alguns textos bíblicos, tais como os da tabela a seguir:

Passagens das Escrituras Hebraicas Referentes a Jeová
Passagens das Escrituras Greco-Cristãs Referentes a Jesus
1) Jeová disse ao povo de Israel de forma enfática:Ainda antes que houvesse dia, eu sou” – Isaías 43: 13.
1) “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” – João 8: 58.
2) Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”. – Isaías 44: 6.
2) Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”. – Revelação 2: 8.
3) “Louvai ao Senhor dos senhores (JEOVÁ); porque a sua benignidade dura para sempre” – Salmos 136: 3.
3) “o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores” – Revelação 17: 14.
4) Então virá Jeová, meu Deus, e todos os santos contigo” – Zacarias 14: 5.

4)na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos” – 1 Tessalonicenses 3: 13.
5) tu, Jeová, és a minha lâmpada; e  Jeová ilumina as minhas trevas” – II Samuel 22: 29.
5) “a glória de Deus a tem iluminado, e “o Cordeiro é a sua lâmpada” – Revelação 21: 23.
6) "e o exército dos céus te adora (a Jeová)." – Neemias 9: 6.

6) "E todos os anjos de Deus o adorem*." – Hebreus 1: 6.
* Obs.: A Tradução do Novo Mundo verte “prestem homenagem”, pois o texto se refere a Jesus (o Pai dá ordem para os anjos honrarem o Filho).   
7) “Quem é este (o texto se refere a Jeová), que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas ... Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor ... e não havia quem me ajudasse” – Isaías 63: 1,3 e 5.
7) “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus (o texto se refere a Jesus)... e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso” – Revelação 19: 13,15.

Obs.: O texto de Revelação não diz que alguém ajudasse a Jesus a pisar no lagar.
8) “Porque o teu Criador é o teu marido; Jeová dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra... Tu (Jerusalém é "esposa" de Jeová), oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras. E farei os teus vitrais de rubis, e as tuas portas de carbúnculos (pérolas), e todos os teus termos de pedras aprazíveis. E todos os teus filhos serão ensinados de Jeová” – Isaías 54: 5, 11-13.
8) “Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro (Jesus é o "marido" da Jerusalém celestial). E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém ... E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. o segundo fundamento, safira; ... o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola – Revelação 21: 9-10, 18-21.
9)Eis que o Jeová Deus virá com poder e seu braço dominará por ele eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face” – Isaías 40: 10.
9)E, eis que cedo venho*, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” – Revelação 22: 12. *Ver o contexto: é Jesus quem fala.
10)Provai, e vede que Jeová é bom” – Salmo 34: 8.
10)Se é que já provastes que o SENHOR* é benigno” – I Pedro 2: 3.

*Aqui, deveria ser traduzido por JEOVÁ, mas é traduzido por “SENHOR”, na unanimidade das traduções da cristandade.

Obs.: A Tradução do Novo Mundo traduz, neste versículo, para “Senhor”, pois ele se refere a Jesus. É uma exceção à regra de verter Jeová no Novo Testamento, na TNM.
11)Desde a antiguidade (Jeová) fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim” – Salmo 102:    24-27.
11)E: Tu, Senhor*, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão” – Hebreus 1: 10-12.

*Aqui, deveria ser traduzido por JEOVÁ, mas é traduzido por “SENHOR”, na unanimidade das traduções da cristandade.

Obs.: A Tradução do Novo Mundo TAMBÉM traduz, neste versículo, para “Senhor”, pois o escritor de Hebreus está se referindo a Jesus. É uma EXCEÇÃO à regra de verter Jeová no Novo Testamento na TNM.
12)Eu, Jeová, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”– Jeremias 17: 10.
12)eu (Jesus*) sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” – Revelação 2: 23.

* Cf. Sentinelas, 01.04.90, pág 30; e a de 15.12.96, pág 7, Jesus está falando aqui.

            Poderíamos citar vários outros casos em que isto acontece: passagens referentes a Deus são atribuídas a Jesus pelos escritores bíblicos, mas estas doze bastam para o propósito da nossa meditação. A seguir, alguns modos distintos de entender o assunto:

            A) O ensino do unicismo identifica Jesus com o Pai, comparando as Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) com as Escrituras Greco-Cristãs (o Novo Testamento), chegam à conclusão equivocada de que Jesus e o Pai sejam a mesma pessoa. No entanto, tal ensino de que o Pai e o Filho (e o Espírito Santo) sejam a mesma pessoa ignora os versículos que mostram que o Pai e o Filho sejam duas pessoas distintas, conforme já referimos (João 8: 18, por exemplo).

            B) O ensino do triteísmo (mormonismo), no outro extremo, entende que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam três deuses diferentes. Tal entendimento contraria a Bíblia que afirma enfaticamente que existe apenas um só Deus (Deuteronômio 6:4; Tiago 2: 19; 1 Timóteo 2: 5).

            C) O ensino da trinitarismo (doutrina da trindade), afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas, embora formem, em unidade de natureza, um só Deus. É uma doutrina muito difícil de entender!

            D) Já outro, ainda, (dos Testemunhas de Jeová) ensina que Jesus seja o Filho de Deus. O que significa Jesus ser o Filho unigênito de Deus? A Bíblia diz, sobre Jesus: "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Colossenses 2: 9). Em Jesus habita “toda a plenitude da qualidade divina”, ou seja, Jesus é o Filho de Deus.

CONTINUAREMOS...  

Um comentário:

  1. A desculpa de que a doutrina da trindade é muito difícil de entender não pode ser aceita, pois muitas coisas em Deus são difíceis de entender, mas devemos crer (por exemplo, a sua eternidade, a sua onipotência, a sua onisciência...). É uma doutrina que é lógica, sendo coerente, pois afirma que Deus é uno num sentido (sua natureza divina), mas que é trino em outro (no número de pessoas). Se afirmasse que era uma pessoa e três pessoas ao mesmo tempo, seria contraditória, mas não, pois afirma serem as três pessoas um só Deus...

    ResponderExcluir