quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Só JEOVÁ Esquadrinha os CORAÇÕES!

            Os juízes humanos frequentemente cometem erros. Em países que há a pena de morte, de tempos em tempos se cometem erros e ... inocentes são executados. A Bíblia diz que Jeová, nosso Deus, irá julgar os homens com Justiça, conforme Revelação [Apocalipse] 20: 12. Corre Jeová o risco de julgar alguém injustamente? É claro que não! O que nos dá a garantia de o juízo de Deus não ter erros? Veja a afirmação do rei Salomão sobre Deus: “então, que tu mesmo ouças desde os céus, teu lugar estabelecido de morada, e terás de perdoar e agir, e dar a cada um segundo todos os seus caminhos, porque conheces o seu coração (porque somente tu conheces bem o coração de todos os filhos da humanidade)”. – 1 Reis 8: 39, TNM. Sendo assim, poderia errar Deus em seu julgamento?! Jamais.

            O poder de “conhecer bem o coração” de todos os filhos dos homens se deve a um aspecto de Jeová, a sua onisciência. Tal atributo divino também é visto em Jeremias 17: 9-10: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer? Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações”.  Ao falar em “coração”, fala-se em motivações, aquilo que nos move. Ao falar em “rins”, o texto bíblico aponta para o que selecionamos por bom para nós, as nossas opções ou escolhas. Deus conhece tudo isto, não vê somente as nossas ações exteriores, vê as motivações, sabe por que escolhemos ou deixamos de escolher algo como precioso ou repulsivo para nós.

            Uma coisa chama nossa atenção nos dois textos bíblicos acima: ambos afirmam ser tal capacidade de “esquadrinhar os corações e os rins” exclusiva de Jeová. O profeta inspirado Jeremias pergunta “Quem o pode conhecer?”, e Jeová responde “Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins”. Já, Salomão afirma “somente tu conheces bem o coração de todos os filhos da humanidade”. Então, se somente Jeová “conhece bem o coração de todos as pessoas”, isto implica dizer que somente Deus tem o direito de julgar alguém definitivamente. De acordo com isto, vejamos o que disse um apóstolo de Jesus: “Há um que é legislador e juiz, aquele que é capaz de salvar e de destruir. Mas tu, quem és tu para julgares o [teu] próximo?”. – Tiago 4: 12. Julgas alguém?! É exclusividade de Jeová!

            O homem terreno não tem o direito de tirar a vida de alguém, mas Jeová – que nos deu a vida – tem tal direito, pois esquadrinha os “rins e os corações”, e isto “para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações”. Jeová é o único que pode tirar a vida dos homens que criou, pois o faz com justiça exata. Deus pode escolher quem vive ou quem morre, nenhum juiz humano pode fazer isto, pois juízes terrenos podem cometer enganos terríveis, Jeová não. A história tem trazido à luz vários casos, como já referimos, em que pessoas inocentes foram condenadas à morte, em países que têm instituída tal pena. Imaginemos nós mesmos ou, então, ou algum dos nossos sofrendo tal injustiça. Isto seria terrível!

            O que referimos acima não significa que não existam pessoas que não mereceriam morrer. Vejamos um caso, na Bíblia, onde Deus diz que certas pessoas seriam dignas de morte. É o caso de Jezabel, de Tiatira, e de seus seguidores, em Revelação 2. Os crimes deles se chamam idolatria e imoralidade. Perante Jeová, são estes crimes dignos de morte! Sobre tais pessoas, viria a morte, caso não se arrependessem. A Revista Sentinela de 1° de Abril de 1990, página 30, faz esclarecedor e brilhante comentário sobre: “A Jezabel de Tiatira – quer fosse uma mulher, quer um grupo de mulheres – incentivava, de modo similar, a imoralidade e a idolatria entre o povo de Deus. Alguns na congregação deram-lhe ouvidos, pois Jesus falou sobre ‘os filhos dela’, provavelmente seus seguidores (Revelação 2:23)”.

            Jesus falou sobre ‘os filhos dela’, provavelmente seus seguidores (Revelação 2: 23), o seguinte: “E ferirei de morte a seus filhos, e todas as congregações saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” (Revelação [Apocalipse] 2: 23). Uma pergunta: porque Jesus disse “saberão que eu sou aquele”? Estaria Jesus citando Jeremias 17: 10 e o aplicando a si? “Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações”. Jesus poderia dizer “saberão que eu sou um daqueles” (ou seja, daí haveriam dois que “esquadrinham o coração e os rins”, e que podem tirar a vida de alguém); mas não, Jesus disse: "saberão que eu sou aquele". Como vimos no começo da nossa meditação, só Deus tem esta capacidade. Somente um pode fazer isto: Jeová! 

            Então, há um problema aparentemente insolúvel: a Bíblia diz que somente UM esquadrinha “os rins e os corações” e, portanto, pode ser o Juiz de todos (1 Reis 8:39; Jeremias 17: 9-10 e Tiago 4: 12), mas aparentemente DOIS têm tal capacidade: Jeová: “Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações” (Jeremias 17:10), e Jesus: “todas as congregações saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” (Revelação [Apocalipse] 2: 23). Como veremos a seguir, existem explicações lógicas para o problema. Devemos ter em mente que a Bíblia, sendo a Palavra Deus, nunca é contraditória. Em regra, o problema está na limitação humana em entendê-la!

            Existem pelo menos quatro pretensas explicações que têm o alvitre de resolver o problema. 1) A unicista – velha heresia que defende serem Jesus e o Pai a mesma pessoa. Tal ensino contraria vários textos bíblicos. Por exemplo, vejamos o que a Bíblia diz: "Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou." (João 8: 18). Se Jesus e o Pai fossem a mesma pessoa divina, como seriam duas testemunhas? Obviamente que, se fossem uma pessoa só, isto não seria possível! Outra passagem que mostra que Jesus não é Deus Pai está no livro de João “Ele estava no princípio com Deus” - (João 1: 1).. Se alguém está com uma pessoa, não pode ser esta pessoa. Então, Jesus NÃO é Deus Pai!!!

            Outra falsa explicação: 2) A triteísta – também heresia antiguíssima – ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam três deuses. O triteísmo (mormonismo) está no outro extremo do unicismo, pois ao passo que aquele - o triteísmo - ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam três deuses, este - o unicismo - ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam uma pessoa só, que se manifestou em três momentos históricos distintos. O triteísmo - tal como o unicismo - contraria a Bíblia, que afirma enfaticamente que existe apenas um só Deus (Deuteronômio 6:4; Tiago 2: 19; 1 Timóteo 2: 5). Nos dois textos citados (“Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações” (Jeremias 17:10); e “todas as congregações saberão que eu (Jesus) sou aquele ('aquele', no singular, denotando haver um só com tal capacidade) que esquadrinha os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras”, Revelação [Apocalipse] 2: 23), se percebe que não são dois – nem três – os que sondam os corações, mas um só!

            Outra pretensa explicação: 3) A trinitarista ensina que Jeová é três pessoas, e, entretanto, um só Deus - Trindade. Crêem os trinitaristas que três pessoas (o Pai, o Filho e o Espírito) têm a mesma natureza divina e são co-eternas e iguais. Somente a pessoa do Filho é que se fez criatura (homem), menor do que Deus em tamanho.  Jesus, segundo entendem eles, tem duas naturezas: como o Filho de Deus, ele é igual a Deus; como o Filho do homem, ele é igual aos homens. Jesus e o Pai não seriam, desse modo, a mesma pessoa, mas fariam parte de uma união perfeita, tendo ambos a mesma natureza divina, sendo um só Deus eterno. Assim, quando Jesus disse que ele é aquele (Deus) que sonda o coração e os rins, não estaria afirmando ser a mesma pessoa do Pai, mas o mesmo Deus que o Pai. Muitos acham uma doutrina muito complicada e difícil de entender, vêem, até mesmo, como um Deus de três cabeças. Que absurdo, não?! Poderia ser Deus um e três, ao mesmo tempo? Seria Deus uno em natureza divina e trino no número de pessoas?  Trino e uno no mesmo sentido?

            Uma quarta explicação: 4) A das Testemunhas de Jeová. Esta é bem mais simples de entender: Deus é um só, Jeová (Deuteronômio 6: 4; Tiago 2:19; 1 Timóteo 2: 5). Jesus é o Filho unigênito de Jeová (João 3: 16). Daí, entendermos que a explicação para o fato de Jesus esquadrinhar os rins e os corações seria relativamente simples: em Jesus habita “corporalmente toda a plenitude da qualidade divina" (Colossenses 2: 9). Desse modo, se no Filho de Deus habita “toda a plenitude da qualidade divina”, o atributo da onisciência, que lhe possibilita “esquadrinhar os rins e os corações”, habita nele. Jesus é muito unido com o Pai, a ponto de formarem uma unidade especial. No entanto, nem por isso o Pai e o Filho seriam a mesma pessoa, mas duas, com a mesma natureza divina. Vejamos o que, com acerto, diz um texto sobre o assunto “Em vez disso, o que Jesus na verdade quis dizer foi: ‘Meu Pai e eu somos tão unidos que ninguém pode tirar as ovelhas de mim, assim como ninguém pode tirá-las dele.’ ... Ninguém pensaria que esse filho e seu pai são a mesma pessoa. Mas todos notariam o forte vínculo de união entre eles.” (http://watchtower.org/t/20090901b/article_01.htm).         

Um comentário:

  1. Me parece que as duas últimas explicações são muito semelhantes... se Jesus e o Pai são duas pessoas e têm a mesma natureza divina, são um só Deus... só que a última explicação passa ao largo do problema proposto no início do texto, sobre como pode a Bíblia afirmar categoricamente que há um só que esquadrinha a mente e o coração, mas ao mesmo tempo também afirmar que o Pai e o Filho fazem isto? Além disto, também afirma que o Espírito Santo também conhece, pois conhece todos os mistérios da mente divina (1 Coríntios 2.10 e Romanos 8.26-27). Então, parece que a doutrina da trindade é a única que explica satisfatoriamente a Bíblia, há três que sondam a mente e os corações, que são um só Deus...

    ResponderExcluir